domingo, 5 de junho de 2011

Família

O plano de Deus para o casamento
Amor, Casamento 1 Comentário

10 votos - Média: 5,00 de 5

Votar: A Bíblia trata do casamento em diversos de seus livros, desta forma, é possível encontrar conselhos para qualquer problema conjugal em suas páginas. Abaixo apresentamos algumas passagens que tratam desta aliança tão importante.
O plano de Deus para o casamento é apresentado em Gênesis (Gn 2.24 “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”). Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança (Gn 1.26 “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”), com necessidades físicas e emocionais que somente outro ser humano pode preencher (Gn 2.18 “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele”).
Apesar de não haver pais no Éden, Deus prosseguiu com seu plano de unidade no casamento. Os dois devem deixar os pais e unir-se a fim de se tornarem um (Gn 2.24). Devem estar dispostos a abandonar tudo que pertence a antigos compromissos e estilos de vida. Essa união representa um laço forte e duradouro que os mantém ligados por um compromisso incondicional de amor e de aceitação. Resultando em uma unidade, uma combinação muito mais forte do que a força que antes ambos possuíam individualmente (Ec 4. 9-10 “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante”).
O Casamento é um compromisso de aliança, um voto feito a Deus e ao companheiro, não apenas de amor, mas também de fidelidade, que deve durar a vida toda em um relacionamento de exclusividade (Mt 19.6 “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”).
O casamento é um milagre de três faces. É um milagre biológico, em que duas pessoas realmente se tornam uma só carne. É um milagre social, no qual duas famílias se unem uma à outra. É um milagre espiritual, no qual a união do casal é a imagem da união de Cristo e sua noiva, a Igreja (Ef 5. 23-26 “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela. Para santificá-la, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”).
De maneira clara, Deus planejou que transparência e abertura fossem parte do relacionamento no casamento, vulnerabilidade sem inibição (Gn 2.25 “E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam”).
Fonte: A Bíblia da Mulher

Nenhum comentário: